ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2012-2013) - 4º VOLUME

ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2012-2013) - 4º VOLUME

Fabricante: Didática Editorial
Modelo: ELET. 04
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 104,90
Qtd:  

Especificação

Livros
ISBN 978-85-66776-28-7
Nº de Páginas 210
Formato do Papel A4 - 21x29,7 cm
Capa Colorida
Conteúdo Preto e Branco
Encadernação Brochura

Dispomos de nossos materiais somente na forma impressa, sendo enviados pelos correios ou retirados pessoalmente em nosso endereço comercial em Curitiba/PR.

Este material tem por objetivo servir de apoio para aqueles que prestam concursos públicos na área de Engenharia Elétrica. São 405 questões resolvidas e comentadas, todas referentes aos conhecimentos específicos, com o propósito de fazer com que o leitor entenda de forma clara e objetiva o assunto. Tendo em conta a dificuldade de encontrar material disponível na área e a extensa lista de conteúdos exigida para esses concursos, a intenção é que através deste material, o leitor consiga aprofundar conceitos, entrar em contato com o que está sendo exigido e se preparar para as provas escolhidas.

NÃO REPETIMOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE OUTROS MATERIAIS ANTERIORMENTE ELABORADOS. AS QUESTÕES QUE INTEGRAM ESTE MATERIAL NÃO CONSTAM EM OUTROS MATERIAIS QUE JÁ FORAM LANÇADOS. DESTA FORMA, NA COMPRA DESTE VOLUME, NÃO HÁ REPETIÇÕES DE QUESTÕES JÁ RESOLVIDAS EM OUTROS VOLUMES.


DADOS DA OBRA

ELABORAÇÃO: MÁRCIO DE FREITAS
COLABORAÇÃO: ANDRÉA LÚCIA COSTA; ANGÉLICA SILVA; ÂNGELO FELIPE SARTORI; FERNANDO SCHRENK; HÉLIO BRASIL DOS SANTOS JÚNIOR; IASMIM SILVA TAVARES; LUCAS TIAGO DE OLIVEIRA; NATHALIA MAZOTTI; ROSICLEIDE ASSUNÇÃO DE SOUSA; WILSTERMAN DE MOURA MARTINS.

CAPA: ADRIANO AMADEU.

PROVAS ESCOLHIDAS:

- POLÍCIA FEDERAL (PF) - 2013 - CESPE;

- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF) – 2012 - CESGRANRIO;
 
- TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) – 2012 - CONSULPLAN;
 
- PETROBRÁS - 2012 - CESGRANRIO;
 
- SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) – 2013 - CESPE;
 
- DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (DPE/RS) – 2013 - FCC;
 
- COMPANHIA HIROELÉTRICA DE SÃO FRANCISCO (CHESF) – 2012 - CESGRANRIO;
 
- MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MPE/MS) – 2012 - FGV;
 
- ITAIPU BINACIONAL – 2012 - UFPR.
 

Segue abaixo uma questão resolvida para demonstrar como o material foi elaborado:
 

A energia elétrica, nas áreas rurais, traz benefícios, tais como a redução do êxodo rural, o aumento da quantidade e da qualidade da produção rural e a ampliação do mercado consumidor de energia. Diversos estudos analisam a melhor forma de suprimento de energia elétrica nas áreas rurais, abordando a eletrificação rural descentralizada como opção no atendimento energético dessas áreas. O que gera o questionamento quanto ao fornecimento de energia elétrica das áreas rurais apenas pelas plantas de geração centralizada e distribuída por redes?
A) O consumo excessivo de correntes harmônicas e/ou de potência reativa das cargas rurais. 
B) Os tipos de cargas rurais, que não seguem o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada.
C) A rejeição da população rural ao consumo da energia elétrica provinda dos grandes centros urbanos. 
D) A inviabilidade técnico-econômica de transporte e distribuição da energia frente à baixa demanda das áreas rurais.
E) As acentuadas depredações das instalações elétricas devido às condições ambientais das áreas rurais.
 
Resolução:
Alternativa A – Incorreta: os consumidores rurais têm o consumo de reativos relativamente menores que os consumidores urbanos e também o conteúdo harmônico da corrente no setor urbano é bem maior que na zona rural, pois há uma maior concentração de cargas não lineares, como equipamentos eletroeletrônicos.
Alternativa B – Incorreta: o padrão de energia fornecido pelas plantas de geração centralizada atende todos os tipos de cargas tanto rurais quanto urbanas, pois o tipo de carga rural é igual às urbanas; portanto o padrão de energia que é consumido tanto por cargas rurais e urbanas é o mesmo.
Alternativa C – Incorreta: atualmente com o avanço e popularização da tecnologia, as pessoas que vivem no meio rural têm requerido cada vez mais o fornecimento de energia elétrica em suas instalações.
Alternativa D – Correta: as cargas rurais geralmente são de baixa potência. O transporte dessa energia em alta tensão fica inviável, pois o custo da linha de transmissão fica muito caro visto que isso demanda torres altas, com grande espaçamento entre os condutores, isolação para um nível de tensão muito alto, dentre outros problemas. Também o transporte desta energia em baixa e média tensão apresenta grandes valores de queda de tensão, necessitando de cabos com bitolas elevadas, aumentando o custo do transporte de energia elétrica.
Alternativa E – Incorreta: as linhas de distribuição/transmissão sofrem depredações pelas condições ambientes tanto na zona rural quanto na zona urbana.
Alternativa D é correta.
 

DOWNLOAD DE MAIS EXERCÍCIOS DEMONSTRATIVOS

ÍNDICE

Comentários (1)

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Tags:

DIDATICA EDITORIAL - CNPJ 12.834998/0001-09 - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 655, Loja 11 - Centro - 80430-180 - Curitiba/PR - Telefones: (41) 3408-9972 - (41) 9702-0059 TIM - Funcionamento das 9:30 as 18 horas, em dias uteis - Lepchak Design

Assine nossa Newsletter