ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2014-2015) - 5º VOLUME

ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2014-2015) - 5º VOLUME

Fabricante: Didática Editorial
Modelo: ELET.05
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 119,90
Qtd:  

Especificação

Livros
ISBN 978-85-66776-29-4
Nº de Páginas 214
Formato do Papel A4 - 21x29,7 cm
Capa Colorida
Conteúdo Preto e Branco
Encadernação Brochura

Dispomos de nossos materiais somente na forma impressa, sendo enviados pelos correios ou retirados pessoalmente em nosso endereço comercial em Curitiba/PR.

Este material tem por objetivo servir de apoio para aqueles que prestam concursos públicos na área de Engenharia Elétrica. São 380 questões resolvidas e comentadas, todas referentes aos conhecimentos específicos, com o propósito de fazer com que o leitor entenda de forma clara e objetiva o assunto. Tendo em conta a dificuldade de encontrar material disponível na área e a extensa lista de conteúdos exigida para esses concursos, a intenção é que através deste material, o leitor consiga aprofundar conceitos, entrar em contato com o que está sendo exigido e se preparar para as provas escolhidas.

NÃO REPETIMOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE OUTROS MATERIAIS ANTERIORMENTE ELABORADOS. AS QUESTÕES QUE INTEGRAM ESTE MATERIAL NÃO CONSTAM EM OUTROS MATERIAIS QUE JÁ FORAM LANÇADOS. DESTA FORMA, NA COMPRA DESTE VOLUME, NÃO HÁ REPETIÇÕES DE QUESTÕES JÁ RESOLVIDAS EM OUTROS VOLUMES.


DADOS DA OBRA

ELABORAÇÃO: MÁRCIO DE FREITAS
COLABORAÇÃO: ÂNGELO FELIPE SARTORI; FERNANDO SCHRENK; MARCELO SCOPEL; WILSTERMAN DE MOURA MARTINS.

CAPA: ADRIANO AMADEU.

PROVAS ESCOLHIDAS:

- ITAIPU BINACIONAL (UFPR) - 2015;

- ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA (FGV) - 2014;
 
- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CESPE) - 2014;
 
- INST. NAC. DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (IDECAN) - 2015;
 
- PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S.A (CESGRANRIO) - 2015;
 
- GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS (IBFC) - 2014;
 
- TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO  (FCC) - 2015;
 
- SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (CESPE) - 2015;
 
- COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (FCC) - 2014.

Segue abaixo uma questão resolvida para demonstrar como o material foi elaborado:
 

Sobre o dispositivo DR, é correto afirmar:
A) A função principal do DR é detectar corrente de curto-circuito.
B) Para identificar a existência de corrente de fuga, o circuito magnético do dispositivo DR deve envolver todos os condutores vivos do circuito, inclusive o condutor de proteção (PE).
C) O DR de alta sensibilidade tem corrente diferencial residual superior a 300 mA, enquanto que o de baixa sensibilidade tem corrente diferencial-residual superior a 30 mA.
D) Para um circuito monofásico, deve ser usado um DR bifásico.
E) Comercialmente só existe DR monopolar.
 
Resolução:
Alternativa A - Incorreta: a função principal do dispositivo diferencial residual (DR) é detectar o desequilíbrio de corrente que circula por ele. Esse desequilíbrio pode gerar fuga a terra ou choques elétricos. Diante de algum desses eventos, o DR será desarmado, a fim de cessar a fuga ou o choque.
Alternativa B - Incorreta: para identificar uma corrente de fuga, o DR deve envolver todas as fases e neutro, quando houver. O condutor de proteção (PE) não deve ser envolvido pelo DR, pois caso ocorra uma fuga a terra pelo condutor de proteção, o DR não a identificará.
Alternativa C - Incorreta: o DR de alta sensibilidade tem corrente diferencial residual igual ou menor que 30 mA, enquanto que o de baixa sensibilidade tem corrente diferencial-residual superior a 30 mA.
Alternativa D – Correta: um circuito monofásico possui fase + neutro. Com isso, necessitamos de um DR bipolar, ou bifásico, pois será necessário conectar ambos condutores no dispositivo.
Alternativa E - Incorreta: comercialmente não existe dispositivo DR monopolar, há o dispositivo bipolar (para conexão de F+F ou F+N), tripolar (para conexão de F+F+F ou F+F+N) e tetrapolar (para conexão de F+F+F+N). 
Alternativa D é correta.
 

DOWNLOAD DE MAIS EXERCÍCIOS DEMONSTRATIVOS

ÍNDICE

Comentários (1)

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Tags:

DIDATICA EDITORIAL - CNPJ 12.834998/0001-09 - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 655, Loja 11 - Centro - 80430-180 - Curitiba/PR - Telefones: (41) 3408-9972 - (41) 9702-0059 TIM - Funcionamento das 9:30 as 18 horas, em dias uteis - Lepchak Design

Assine nossa Newsletter