ARQUITETURA  - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2011-2012) - 3º VOLUME

ARQUITETURA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2011-2012) - 3º VOLUME

Fabricante: Didática Editorial
Modelo: ARQ. 03
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 95,90
Qtd:  

Especificação

Livros
ISBN 978-85-66776-02-7
Nº de Páginas 202
Formato do Papel A4 - 21x29,7 cm
Capa Colorida
Conteúdo Preto e Branco
Encadernação Brochura

ESTE MATERIAL TEM POR OBJETIVO SERVIR DE APOIO PARA AQUELES QUE PRESTAM CONCURSOS PÚBLICOS NA ÁREA DE ARQUITETURA. SÃO 515 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS, TODAS REFERENTES AOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, COM O PROPÓSITO DE FAZER COM QUE O LEITOR ENTENDA DE FORMA CLARA E OBJETIVA O ASSUNTO. TENDO EM CONTA A DIFICULDADE DE ENCONTRAR MATERIAL DISPONÍVEL NA ÁREA E A EXTENSA LISTA DE CONTEÚDOS EXIGIDA PARA ESSES CONCURSOS, A INTENÇÃO É QUE ATRAVÉS DESTE MATERIAL, O LEITOR CONSIGA APROFUNDAR CONCEITOS, ENTRAR EM CONTATO COM O QUE ESTÁ SENDO EXIGIDO E SE PREPARAR PARA AS PROVAS ESCOLHIDAS. ESTE MATERIAL NÃO ENGLOBA ATUALIZAÇÕES DE NORMAS POSTERIORES AOS ANOS DE SUAS QUESTÕES.

 

NÃO REPETIMOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE OUTROS MATERIAIS ANTERIORMENTE ELABORADOS. AS QUESTÕES QUE INTEGRAM ESTE MATERIAL NÃO CONSTAM EM OUTROS MATERIAIS QUE JÁ FORAM LANÇADOS. DESTA FORMA, NA COMPRA DESTE VOLUME, NÃO HÁ REPETIÇÕES DE QUESTÕES JÁ RESOLVIDAS EM OUTROS VOLUMES.


DADOS DA OBRA

ELABORAÇÃO: MARCIO DE FREITAS
COLABORAÇÃO: ALANE DE HOLANDA NUNES MAIA
CAPA: ADRIANO AMADEU


PROVAS ESCOLHIDAS:

- TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23º REGIÃO (TRT-23) - FCC - 2011;
- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - COSEAC - 2012;
- TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO (TJ/ES) - CESPE - 2011;
- PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACRUZ / ES - FUNCAB - 2012;
- PETROBRÁS PETRÓLEO BRASILEIRO S.A - CESGRANRIO - 2011;
- TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS (TJ/MG) - FUMARC - 2012;
- CASA DA MOEDA DO BRASIL - CESGRANRIO - 2012;
- MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA (MPE-RO) - FUNRIO - 2012;
- INSTITUTO DE TERRAS E CARTOG. DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ITERJ) - CEPERJ - 2012;
- COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO (CASAN) - FEPESE - 2011;
- MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ (MPE/PI) - CESPE - 2012;
- TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11º REGIÃO (TRT-11) - FCC - 2012;
- GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL - IADES - 2011;
- DEPART. MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO ALEGRE /RS - CONSULPLAN - 2011.
 


Segue abaixo uma questão resolvida para demonstração de como o material foi elaborado:

Os dispositivos de proteção solar são utilizados para garantir o conforto térmico em uma edificação. Acerca desses dispositivos, é correto afirmar:
A) As proteções solares fixas funcionam, para o conforto térmico, tão bem quanto as móveis, nas zonas temperadas e frias.
B) O sistema de proteção solar fixa só tem a sua eficácia comprovada quando utilizado horizontalmente.
C) Por sua versatilidade, as proteções fixas são mais convenientes que as móveis, seja qual for a sua localização em relação à fachada e ao clima.
D) Os sistemas de proteção fixos dispostos verticalmente, não afetam a visão do espaço exterior.
E) Para a proteção da radiação solar, os sistemas de proteção solar interiores têm uma baixa efetividade em comparação com os exteriores.

Resolução:

Alternativa A – Incorreta: as proteções solares são mais indicadas para as regiões quentes. Já nas regiões temperadas e frias, a incidência do Sol é mais desejada nos períodos mais frios, para o pré-aquecimento das edificações e economia de energia, dando à noite maior proteção contra o frio.

Alternativa B – Incorreta: a eficácia do brise-soleil depende de diversos fatores como clima, orientação, tipologia, material e período para o qual foi projetado. Os sistemas de proteção solar fixos tem eficácia comprovada quando instalados tanto na posição horizontal, vertical ou combinado. Existem orientações em que a proteção horizontal é mais eficaz que a vertical, e vice-versa.

Alternativa C – Incorreta: de uma forma geral, as proteções móveis (toldos, brises, etc.) são as mais convenientes por permitirem adaptação às necessidades térmicas graças à flexibilidade de uso. Porém, se a proteção fixa tiver um comportamento satisfatório frente às exigências térmicas, ou seja, se for posicionada e dimensionada adequadamente, ela apresentará algumas vantagens como menor custo de manutenção e maior facilidade de instalação.

Alternativa D – Incorreta: as proteções solares verticais são elementos cuja dimensão preponderante está em um eixo longitudinal vertical, podendo constituir-se por placas de topo ou inclinadas à fachada. Esses sistemas de proteção, assim como as proteções solares horizontais, afetam a visão do espaço exterior, pois ao mesmo tempo em que atuam como filtro solar, viram um obstáculo para a visão do interior para o exterior.

Alternativa E – Correta: a proteção solar exterior é uma das maneiras mais eficazes de evitar a penetração dos raios solares no edifício, bem como de obter, mesmo no verão, temperaturas interiores agradáveis. As proteções interiores têm uma baixa efetividade em comparação com as exteriores. Nas interiores, o coeficiente de reflexão (ou a cor) é elemento importante para definir a transmissão, pois nelas a radiação é refletida.

Alternativa E é correta.

7 - DOWNLOAD DE EXERCÍCIOS DEMONSTRATIVOS

8 - ÍNDICE

 

Comentários (4)

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Tags:

DIDATICA EDITORIAL - CNPJ 12.834998/0001-09 - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 655, Loja 11 - Centro - 80430-180 - Curitiba/PR - Telefones: (41) 3408-9972 - (41) 9702-0059 TIM - Funcionamento das 9:30 as 18 horas em dias uteis - Lepchak Design

Assine nossa Newsletter