ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2008-2009) - 2º VOLUME

ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2008-2009) - 2º VOLUME

Fabricante: Didática Editorial
Modelo: ELET. 02
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 86,90
Qtd:  

Especificação

Livros
ISBN 978-85-66776-08-9
Nº de Páginas 185
Formato do Papel A4 - 21x29,7 cm
Capa Colorida
Conteúdo Preto e Branco
Encadernação Brochura

Este material tem por objetivo servir de apoio para aqueles que prestam concursos públicos na área de Engenharia Elétrica. São 320 questões resolvidas e comentadas, todas referentes aos conhecimentos específicos, com o propósito de fazer com que o leitor entenda de forma clara e objetiva o assunto. Tendo em conta a dificuldade de encontrar material disponível na área e a extensa lista de conteúdos exigida para esses concursos, a intenção é que através deste material, o leitor consiga aprofundar conceitos, entrar em contato com o que está sendo exigido e se preparar para as provas escolhidas.

NÃO REPETIMOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE OUTROS MATERIAIS ANTERIORMENTE ELABORADOS. AS QUESTÕES QUE INTEGRAM ESTE MATERIAL NÃO CONSTAM EM OUTROS MATERIAIS QUE JÁ FORAM LANÇADOS. DESTA FORMA, NA COMPRA DESTE VOLUME, NÃO HÁ REPETIÇÕES DE QUESTÕES JÁ RESOLVIDAS EM OUTROS VOLUMES.


DADOS DA OBRA

ELABORAÇÃO: MÁRCIO DE FREITAS
COLABORAÇÃO: ANDRÉA LÚCIA COSTA; RODRIGO LUIZ FRIGOTTO; WILSTERMAN DE MOURA MARTINS.
CAPA: ADRIANO AMADEU.
 


PROVAS ESCOLHIDAS:

ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2008-2009) - 2º VOLUME:

- TRANSPETRO - CESGRANRIO - 2008;

- FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A. - FUNRIO - 2009;

- UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) – COVEST - 2008;

- INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) – CESPE - 2009;

- SEEL/PA – UNAMA - 2008;

- TRT-7 - FCC - 2009;

- TERMOAÇU S.A. – CESGRANRIO - 2008;

- MINISTÉRIO DA JUSTIÇA – FUNRIO - 2009;

- CODEVASF – CONSULPLAN - 2008;

- TRT-4 – FCC - 2009.

 

Segue abaixo uma questão resolvida para demonstrar como o material foi elaborado:

Em relação ao problema de controles e limites relacionados aos estudos de fluxo de potência, considere as afirmativas a seguir.

I - Nas barras de geração e nas barras onde são ligados compensadores síncronos, o controle da magnitude da tensão é realizado através do ajuste da corrente de armadura das máquinas síncronas ou do emprego de dispositivos estáticos baseados em eletrônica de potência.

II - Os transformadores com controle automático de tap são utilizados, principalmente, no controle do fluxo de potência entre as barras onde estão conectados.

III - O controle de tensão em barras remotas pode ser executado tanto por transformadores em fase como por injeção de reativos.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II e III, apenas.


Resolução:

Afirmativa I – Incorreta: o controle de nível de tensão nas barras de geração em que se utilizem máquinas síncronas é realizado mediante o ajuste da corrente do enrolamento de campo e não da armadura. Além disso, dispositivos estáticos, baseados em eletrônica de potência, são raramente empregados em sistemas de potência.

Afirmativa II – Incorreta: os transformadores com controle automático de tap são geralmente empregados como reguladores de tensão de linhas de transmissão / distribuição, aumentando e diminuindo o tap conforme as variações de carga. Podem, também, ser utilizados para o controle de fluxo de potência, porém essa não é a função principal realizada por estes dispositivos.

Afirmativa III – Correta: conforme comentado no item anterior, podem ser utilizados transformadores para o controle de tensão em barras, principalmente os que possuem tap variável, de forma a se alcançar um controle em malha fechada. A adição de bancos de capacitores (injeção de reativos) pode ser interessante para aumento do nível de tensão da barra, principalmente se a característica predominante da linha for indutiva.

Alternativa C é correta.


13 - DOWNLOAD DE MAIS EXERCÍCIOS DEMONSTRATIVOS

14 - ÍNDICE

Comentários (0)

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Tags:

DIDATICA EDITORIAL - CNPJ 12.834998/0001-09 - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 655, Loja 11 - Centro - 80430-180 - Curitiba/PR - Telefones: (41) 3408-9972 - (41) 9702-0059 TIM - Funcionamento das 9:30 as 18 horas, em dias uteis - Lepchak Design

Assine nossa Newsletter