ENGENHARIA MECÂNICA  - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2011-2012) - 3º VOLUME

ENGENHARIA MECÂNICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2011-2012) - 3º VOLUME

Fabricante: Didática Editorial
Modelo: MEC. 03
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 104,90
Qtd:  

Especificação

Livros
Nº de Páginas 181
Formato do Papel A4 - 21x29,7 cm
Capa Colorida
Conteúdo Preto e Branco
Encadernação Brochura

Este material tem por objetivo servir de apoio para aqueles que prestam concursos públicos na área de Engenharia Mecânica. São 425 questões resolvidas e comentadas, todas referentes aos conhecimentos específicos, com o propósito de fazer com que o leitor entenda de forma clara e objetiva o assunto. Tendo em conta a dificuldade de encontrar material disponível na área e a extensa lista de conteúdos exigida para esses concursos, a intenção é que através deste material, o leitor consiga aprofundar conceitos, entrar em contato com o que está sendo exigido e se preparar para as provas escolhidas.

NÃO REPETIMOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE OUTROS MATERIAIS ANTERIORMENTE ELABORADOS. AS QUESTÕES QUE INTEGRAM ESTE MATERIAL NÃO CONSTAM EM OUTROS MATERIAIS QUE JÁ FORAM LANÇADOS. DESTA FORMA, NA COMPRA DESTE VOLUME, NÃO HÁ REPETIÇÕES DE QUESTÕES JÁ RESOLVIDAS EM OUTROS VOLUMES.


DADOS DA OBRA

ELABORAÇÃO: MARCIO DE FREITAS
COLABORAÇÃO: ALFREDO HENRIQUE MASCIA JÚNIOR; ANTÔNIO KOSLICK; GUILHERME RUDRIGUES CAMPOS; KAISSAR DE OLIVEIRA NABBOUT; PEDRO ALBERTINASE FRANZONI; VINÍCIUS NUNES MOREIRA
CAPA: ADRIANO AMADEU


PROVAS ESCOLHIDAS:

  • COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CODESP) - VUNESP - 2011;
  • CASA DA MOEDA DO BRASIL – CESGRANRIO - 2012;
  • FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (FUB) – CESPE - 2011;
  • PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S.A. - CESGRANRIO - 2011;
  • TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) – CONSULPLAN 2012;
  • TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6º REGIÃO (TRT-6) – FCC - 2012;
  • CELESC DISTRIBUIÇÃO S.A. – FEPESE - 2011;
  • COMPANHIA HIDROELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO (CHESF) – CESGRANRIO - 2012;
  • PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – PMRJ - 2011;
  • TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2º REGIÃO – FCC - 2012;
  • TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS (TJ/MG) – FUMARC - 2012;
  • ITAIPU BINACIONAL – UFPR - 2011.

Segue abaixo uma questão resolvida para demonstrar como o material foi elaborado:

Considerando os aspectos de proteção anticorrosiva, são medidas úteis durante a fase de projeto do equipamento, EXCETO:

A) Superdimensionar adequadamente as espessuras das diferentes partes dos materiais, tendo conhecimento prévio do tipo e intensidade de corrosão a que está sujeito.

B) Formar ângulos fechados nas tubulações, de forma a evitar turbulência e impingimento, evitando-se, ainda, cantos vivos onde a tinta protetiva possa romper-se.

C) Usar soldas bem acabadas, contínuas (no sentido de evitar bolsas e reentrâncias) e aliviadas de tensões, em lugares onde seria possível usar este tipo de junção.

D) Condutos que transportam gases e líquidos corrosivos, quando em contato com o solo, devem ser revestidos e protegidos catodicamente.

 

Resolução:

Alternativa A – Correta: o descrito nesta alternativa é uma medida útil, pois corrosão é um processo de desgaste superficial. Superdimensionar espessuras significa prever que estas superfícies reduzirão a espessura com o tempo. Esse adicional de espessura é conhecido como “sobreespessura de corrosão”.

Alternativa B – Incorreta: ângulos fechados aumentam a turbulência e perda de carga do fluido fazendo com que o mesmo se choque mais com as paredes do tubo, aumentando o processo de desgaste. Cantos vivos são pontos de concentração de tensões e de estagnação de impurezas, ambas características favorecem o processo corrosivo.

Alternativa C – Correta: soldas bem acabadas evitam frestas, pontos de concentração de tensões e estagnação de impurezas. Além disso, frestas formam pilhas de aeração diferencial ou de concentração iônica diferencial.

Alternativa D – Correta: para condutos subterrâneos, assim como para qualquer dispositivo em contato com o solo, é altamente recomendável o sistema de proteção catódica para combate à corrosão, independentemente da tubulação estar ou não transportando gás ou líquido corrosivo.

Alternativa B é  incorreta.

 

33 - DOWNLOAD DE EXERCÍCIOS DEMONSTRATIVOS

34 - ÍNDICE
 

Comentários (5)

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Tags:

DIDATICA EDITORIAL - CNPJ 12.834998/0001-09 - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 655, Loja 11 - Centro - 80430-180 - Curitiba/PR - Telefones: (41) 3408-9972 - (41) 9702-0059 TIM - Funcionamento das 9:30 as 18 horas em dias uteis - Lepchak Design

Assine nossa Newsletter