ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2016-2017) - 6º VOLUME

ENGENHARIA ELÉTRICA - Questões Resolvidas e Comentadas de Concursos (2016-2017) - 6º VOLUME

Fabricante: Didática Editorial
Modelo: ELET.06
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 131,90
Qtd:  

Especificação

Livros
ISBN 978-85-66776-31-7
Nº de Páginas 226
Formato do Papel A4 - 21x29,7 cm
Capa Colorida
Conteúdo Preto e Branco
Encadernação Brochura

Dispomos de nossos materiais somente na forma impressa, sendo enviados pelos correios ou retirados pessoalmente em nosso endereço comercial em Curitiba/PR.

Este material tem por objetivo servir de apoio para aqueles que prestam concursos públicos na área de Engenharia Elétrica. São 340 questões resolvidas e comentadas, todas referentes aos conhecimentos específicos, com o propósito de fazer com que o leitor entenda de forma clara e objetiva o assunto. Tendo em conta a dificuldade de encontrar material disponível na área e a extensa lista de conteúdos exigida para esses concursos, a intenção é que através deste material, o leitor consiga aprofundar conceitos, entrar em contato com o que está sendo exigido e se preparar para as provas escolhidas.

NÃO REPETIMOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DE OUTROS MATERIAIS ANTERIORMENTE ELABORADOS. AS QUESTÕES QUE INTEGRAM ESTE MATERIAL NÃO CONSTAM EM OUTROS MATERIAIS QUE JÁ FORAM LANÇADOS. DESTA FORMA, NA COMPRA DESTE VOLUME, NÃO HÁ REPETIÇÕES DE QUESTÕES JÁ RESOLVIDAS EM OUTROS VOLUMES.


DADOS DA OBRA:
 
ELABORAÇÃO: MÁRCIO DE FREITAS
COLABORAÇÃO: DIOMAR LIMA; FERNANDO SCHRENK; RAFAEL FONTES SOLTO; WILSTERMAN DE MOURA MARTINS.
CAPA: ADRIANO AMADEU.

PROVAS ESCOLHIDAS:

- TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO (FCC) - 2016

- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA/DF (IF-BRASÍLIA) - 2017
 
- TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ (CESPE) - 2016
 
- COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA (FGV) - 2016
 
- ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS ENGENHEIROS DA AERONÁUTICA (EAOEAR) - 2017
 
- DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FCC) - 2017
 
- EMPRESA BAIANA DE ÁGUAS E SANEAMENTO S.A. (IBFC) - 2017
 
- EBSERH/CH-UFPA - HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS (AOCP) - 2016
 
- CELG – GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A (UFG) - 2017
 
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (VUNESP) - 2016
 

Segue abaixo uma questão resolvida para demonstrar como o material foi elaborado:

87.(TRF-3/FCC/2017) Um grupo moto-gerador a diesel, com gerador elétrico tipo síncrono, trifásico, com autoexcitação estática, foi dimensionado para atender a uma aplicação como gerador de emergência para um sistema elétrico. A saída do gerador trifásico é ligada à rede elétrica de 60,0 [Hz] através de um disjuntor trifásico. Nesse sistema,
A) o regulador de tensão é responsável por ajustar a tensão terminal do sistema na entrada de operação do grupo motogerador. Na ocasião da partida do grupo, uma bateria de pré-excitação é responsável por realizar o processo de autoexcitação da excitatriz estática.
B) o regulador de velocidade é responsável por ajustar a velocidade do grupo gerador durante sua operação, mantendo a velocidade do motor diesel na condição de marcha lenta e mínimo consumo de combustível, de modo a garantir autonomia máxima, em detrimento da frequência da geração elétrica às cargas.
C) o disjuntor de conexão do grupo à rede elétrica deve permanecer sempre fechado, mantendo o grupo moto-gerador ligado à energia elétrica da concessionária de forma contínua. No advento de falta de fornecimento, esse disjuntor é aberto para desligar o gerador elétrico da rede.
D) um dispositivo eletrônico inteligente é responsável por realizar a conversão da tensão contínua de saída do gerador à tensão alternada da rede trifásica.
E) quando ocorre uma falta de fornecimento de energia por parte da concessionária, o grupo moto-gerador que estava parado realiza sua partida, para então gerar a energia para o sistema. Isso é realizado de forma instantânea, sem interrupção no fornecimento.
 
Resolução:
Alternativa A - Correta: nos geradores síncronos, o controle de tensão terminal atua sobre o sistema de excitação, o qual fornece tensão, ou corrente, de excitação ao enrolamento de campo, controlando o ponto de operação da tensão e o fator de potência nos terminais do gerador.  O sistema de excitação estática fornece a corrente contínua, através de escovas, diretamente ao enrolamento de campo do gerador síncrono, podendo utilizar geradores auxiliares e retificadores ou fontes externas CC.
Alternativa B - Incorreta: na operação isolada, o gerador síncrono ao receber uma carga adicional, sofre uma aceleração negativa e a saída da carga acarreta uma aceleração positiva. O regulador de velocidade tem a função de realizar o ajuste da velocidade do gerador, corrigindo a velocidade para o ponto de referência configurado, e consequentemente, restaurando a frequência de geração.
Alternativa C – Incorreta: o disjuntor deverá ser fechado apenas após a tensão gerada assumir a frequência e nível de tensão da rede de energia elétrica da concessionária.
Alternativa D – Incorreta: o dispositivo citado refere-se ao inversor de frequência, utilizado normalmente em sistemas fotovoltaicos, ou sistemas que geram energia em corrente contínua. Os geradores síncronos geram tensões alternadas senoidais, ajustadas para determinada frequência.
Alternativa E – Incorreta: para que o sistema realize a transferência da carga de forma instantânea, sem interrupção no fornecimento, o grupo motor gerador deverá estar operando de forma paralela, ou seja, permanentemente ligado.
Alternativa A é Correta.
 

DOWNLOAD DE MAIS EXERCÍCIOS DEMONSTRATIVOS

ÍNDICE

Comentários (0)

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Tags:

DIDATICA EDITORIAL - CNPJ 12.834998/0001-09 - Alameda Prudente de Moraes, 1232, sala 102 - Centro - 80430-220 - Curitiba/PR - Telefones: (41)3222-4394;(41)99702-0059 TIM - Funcionamento das 10 as 16 horas, em dias uteis - Lepchak Design

Assine nossa Newsletter